maria tereza ribeiro O curso de fisioterapia da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ iniciou em Agosto/2015 estágio curricular obrigatório em Saúde Pública, tendo como preceptora a fisioterapeuta Maria Tereza Ribeiro (foto). O Estágio ocorre no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Geral de Aracati diariamente, de segunda a sexta-feira, no período manhã.

carnaval no caps aracati Apesar do curto período, observou-se através das atividades da fisioterapia um impacto muitíssimo positivo nos usuários do serviço de saúde mental, como a redução do estresse, do estado de ansiedade, a redução de níveis leves e moderados de depressão. Já é possível notar a melhora de algumas disfunções crônicas como discinesia tardia, acatisia e distonia, ataxia, atrofia e fraqueza muscular – efeitos colaterais de algumas medicações comumente prescritas para tratar estados psicóticos e que acabam afetando diretamente a capacidade funcional do indivíduo.

É importante ressaltar que as atividades de fisioterapia no serviço vêm se apresentando como possibilidade de inserção e reabilitação psicossocial, visto que favorecem a interação e relações de amizade facilitando relacionamentos interpessoais.

festa tropical terapia comunitária majorlandia caps

Também importante, a participação de usuários que não apresentam diagnóstico psiquiátrico, que necessitam de intervenções fisioterápicas e participam das atividades grupais em conjunto com os usuários do serviço CAPS. Essa forma de trabalho vem contribuindo em Aracati para diminuição do estigma que historicamente acompanha o portador de transtorno mental.

A cada final de turma é realizado, às sextas-feiras, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Geral) atividades de encerramento com a participação de usuários e comunidade, sempre com temáticas diferentes a exemplo da festa tropical (foto) e o carnaval fora de época (vídeo).

Written by Dr.ª Rita Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *